sábado, 16 de outubro de 2010

FATOR OBEDIÊNCIA NA CURA DE NAAMÃ


"Mas os seus servos lhe disseram: ‘Meu pai, se o profeta lhe tivesse pedido alguma coisa difícil, o senhor não faria? Quanto mais quando ele apenas lhe diz que se lave, e será purificado’. Assim ele desceu ao Jordão, mergulhou sete vezes conforme a ordem do homem de Deus e foi purificado; sua pele tornou-se como a de uma criança." (2 Reis 5.13 e 14)

O propósito desta mensagem é mostrar que a iniciativa da salvação é de Deus; nossa obediência é essencial para que ela se realize.

Deus pode purificar o homem mais impuro, pela ação do poder do sangue de Jesus. Geralmente, as pessoas procuram auxílios espirituais para encontrar algo que preencha suas necessidades e anseios, como cura de enfermidades, solução de problemas, prosperidade nos negócios ou emprego e outras mais. Querem encontrar Deus em coisas palpáveis, objetivas, materiais, visíveis, esquecendo-se que Deus é Espírito e importa que Seus fiéis O adorem em Espírito e em Verdade.

Em primeiro lugar:
Vejamos UM POUCO DA HISTÓRIA DE NAAMÃ. O vs. 1 diz que ele tinha cinco virtudes e um problema sério: 1. Era um militar bem-sucedido (comandante do exército da Síria); 2. oficial respeitado pelo rei; portanto, homem de sua confiança; 3. Militar honrado pelo rei, pois gozava de bom conceito; 4. Útil à sua Pátria, porque dera vitórias à Síria em muitas batalhas militares; 5. Grande guerreiro e valente. O seu problema: era leproso, e isto era um drama em sua vida.

Numa batalha contra o exército de Israel, os sírios levaram "presos de guerra" para fazê-los escravos ou serviçais (v.2). Benditas as irmãs que são "domésticas" e que dão bom testemunho de Jesus perante a família de suas patroas! A "menina" na casa de Naamã observava o drama do casal com aquela lepra. Quando houve uma oportunidade de falar com sua patroa, ela falou sobre o poder de Deus através do profeta Eliseu, que operava em Samaria ( v.3).

Em segundo lugar:
NAAMÃ PRECISAVA E QUERIA SER CURADO DA LEPRA, QUE ERA SEU MAIOR PROBLEMA. Um general do rei, bem-sucedido, porém leproso! O mal pesava contra suas virtudes. Naamã não era israelita. Entre os israelitas, o leproso (ou, morfético) era impedido de conviver em sociedade, e, muito menos, ocupar posição de destaque: tinha que ser confinado fora dos limites da cidade, em cavernas que se tornavam seus leprosários! O pecado separa as pessoas de Deus, e estas não percebem isso, que sua comunhão com Deus está quebrada, pois há uma grande distância entre o pecador e Deus.

Irmão, quais são suas virtudes pessoais? Saúde, se não foi bem cuidada, pode-se perder! Juventude, Você vai ficar velho ou velha! Inteligência, excelente virtude, mas precisa ser usada! (Daniel 5.12 a 14); Beleza física," ela se vai com o tempo! (Provérbios 31.30); Força física, acaba-se com o passar dos anos! (Provérbios 20.29); Amizade, é coisa rara! (Provérbios 27.9); Bom conselheiro, bom empregado, econômico com uso do dinheiro, bom filho, bom pai de família, mas pecador perdido! O pecado é como a lepra: separa-o de Deus e o condena à morte para sempre. Só Jesus pode salvá-lo.

Em terceiro lugar:
OS VERDADEIROS AMIGOS SÃO SENSÍVEIS ÀS NECESSIDADES, BONS CONSELHEIROS, QUE FALAM COM CORAGEM E NO MOMENTO CERTO. O vs.2 diz: "levaram uma menina cativa, que ficou a serviço da mulher de Naamã", que falou de curas e maravilhas operadas por Deus por meio do profeta Eliseu. A sugestão foi bem recebida, mas não foi bem compreendida pelo general: Ela falou do profeta de Deus, Eliseu! Aponta-se a solução em Jesus e a pessoa a busca na religião, em Maria, nos santos ou imagens, na prática de boas-obras, na igreja tal que faz isto e aquilo, nas curas físicas etc. Irmãos, um Homem de Deus vale mais que um Estadista para uma Nação. O que estamos observando no Congresso e no Poder Executivo do País, a chamada "operação limpeza" teve origem no clamor do povo de Deus para banimento da corrupção nos vários escalões do Governo!

Em quarto lugar:
SE NÃO FOSSE A CORAGEM DE SEUS CONSELHEIROS E A OBEDIÊNCIA DE NAAMÃ, ELE NÃO RECEBERIA A CURA. Realmente, "as misericórdias de Deus são a causa de não sermos consumidos!" (Lamentações 3.22). Naamã cometeu muitos erros antes da cura, a saber: quanto ao preço de sua cura (encheu-se de presentes, v. 5: 72 kg de ouro, 350 kg de prata, 10 cortes de roupas de festas); quanto à pessoa que poderia curá-lo: dirigiu-se ao rei ao invés de buscar o profeta que lhe tinha sido indicado, ( vs.6); erramos quando dizemos que a pessoa precisa ir à Igreja ao invés de ir a Cristo; quanto ao espírito: encheu-se de orgulho ao invés de humildade, de religiosidade ao invés de fé (vs.11 e 12); quanto ao lugar: era cheio de orgulho nacional (os rios da Síria são melhores que os de Israel). Contudo, Naamã ACERTOU ao ouvir a voz de seus conselheiros, subalternos a seu serviço ( vs.13): foi convencido pelos conselheiros a obedecer! "Chefe, o profeta pediu que o senhor fizesse uma coisa tão simples! Se fosse mais difícil, o senhor não faria?". A bênção está na obediência: Naamã foi curado quando obedeceu à ordem do profeta: ( vs.14 e 1 Samuel 15.22).

Em quinto lugar
MUITOS HÁ QUE NÃO COMPREENDEM O QUE É A GRAÇA DE DEUS: ACHAM QUE PRECISAM FAZER ALGUMA COISA PELA SUA SALVAÇÃO. JESUS JÁ O FEZ! O desejo de recompensar, ser agradecido pode ser até natural, bom gesto de boa educação (Salmo 116.12). Não se trata de suborno! Naamã precisava compreender que a cura (salvação) é gratuita e que o verdadeiro Homem de Deus não é motivado por interesses mesquinhos. A glória é só de Deus. Geazi ficou leproso ao receber os presentes.

Queridos irmãos, nenhuma igreja, denominação evangélica ou comunidade, salva o homem da condenação eterna: SÓ JESUS! A cura dos pecados está só em Jesus! Deixe sua própria opinião a respeito de Deus: ouça a opinião de Deus a seu respeito! Deixe de ser orgulhoso e obedeça à voz e à Palavra de Deus: o orgulho lhe impede de receber a bênção de Deus. Ouça os conselhos dos humildes, dos que realmente têm interesse em abençoar sua vida: preste atenção aos que estão à sua volta! E Deus vai lhe abençoar abundantemente.

Irmão, quando Deus lhe fala ao coração, você tem obedecido à Sua voz ou à Sua Palavra? De quais pecados você precisa ser curado, tratado por Deus e perdoado? Você tem ouvido e obedecido aos conselhos daqueles que são colocados por Deus ao seu redor?
Que Deus abençoe sua vida com esta Palavra, em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário