domingo, 10 de outubro de 2010

O DESERTO


Estudo sobre o deserto

” E DEPOIS foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.” Exôdo 5:1

Quero falar com você sobre deserto, quando se pronuncia esta palavra, logo vem a nossa mente a idéia de dificuldade, escassez. No dicionário, esta palavra significa terra seca e extensa com pouca árvore e capim, onde não mora ninguém.


Ou seja, o deserto é difícil.

Mas eu quero falar com você, porque existem benefícios no deserto:

1º- O deserto nos disciplina e nos adestra para a conquista de Canaã.

Deus permite o deserto; a dificuldade, para que as conquistas depois tenham um valor maior.

Eu costumo comparar o deserto com canções. Quando a trabalhamos com canções, muitas vezes usamos de notas maiores para realçar a mesma, geralmente se usa este recurso depois de uma pausa, na segunda parte a entonação vem mais firme, com mais intensidade.

Muitas vezes o silêncio de Deus é uma pausa na música da nossa vida, mas na segunda parte vem o melhor. Deus transforma a nossa vida velha.

Vou te dar um exemplo claro. Quando você canta:
“Então m’alma canta a ti Senhor...”
Repare na 2ª parte da música, o “tão” aumenta – Você já notou? A segunda parte fica melhor.

Existem pessoas que oram por um relacionamento, por um namoro, e participam de todos os cultos da igreja, então, de-repente Deus libera a benção, a pessoa conhece alguém interessante e some da igreja.
Aprenda uma coisa: o mais difícil é administrar a conquista do que conquistar a bênção.

2º- O deserto ensina a depender de Deus.

Quem permanece em pé é quem depende de Deus. O deserto é lugar de milagre e Deus tem prazer em mostrar que Ele está agindo na nossa vida.

Na travessia do mar vermelho, foram 5 km de abertura para que o povo passasse em pé seco. (Milagre de Deus).

Não temos que depender de nós. O Senhor é quem faz tudo acontecer, a nossa subsistência depende de Deus.

3º- No deserto Deus prova e lança luz em nosso coração.

Deus lança luz no nosso coração para que venhamos nos conhecer, esperando de nós uma resposta.
Deus nos ama tanto e desejou que um dia estivéssemos na presença d´Ele, por isso espera que nós reconheçamos os nossos pecados.

Pare de dar calote, pare de mentir. Às vezes você está neste deserto pelas suas próprias atitudes.

4º- Celebre no deserto

O Senhor quer que aprendamos a celebrar no meio da tribulação. Como isso é possível? É simples, não fomos criados para estar no deserto!

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda a comparação” II Co 4:17

É por isso que dá pra fazer festa no deserto! Canaã é logo ali. O que me consola no deserto da minha vida é que tem sempre uma Canaã me esperando.

O que você passa hoje vai passar, o deserto vai passar!

Um comentário: