quarta-feira, 20 de outubro de 2010

TRISTEZA ...vencendo o dia mau ...


“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Ef 6:13)

Quero conversar um pouco com você hoje sobre aquilo que o Apóstolo Paulo chama de “dia mau”. Dias tristes em que OS pensamentos e sentimentos se confundem. Dias em que as promessas de Deus parecem sonhos distantes, que as forças parecem desaparecer. Dias de ser ferido com uma palavra. Dias de ferir e sentir culpa. Enfim, dias em que temos de encarar, face a face, a nossa humanidade. Este é o dia mau. Não é um dia para tomar decisões. Mas é um dia de se tomar posições. É dia de parar tudo e somente olhar para o Senhor. Paulo traz, no Carta aos Efésios, um ensinamento poderoso a respeito das atitudes do homem ante ao seu dia mau.

No verso 14, de Efésios 3, Paulo começa dizendo: “Estai, pois, firmes...”. Estar firme é isso: não cair. E cair não é chorar ou sentir tristeza. Cair é tomar atitudes de desistência. Deixar o arado, olhar para trás e voltar ao velho homem. Posso testemunhar a você, que nos momentos mais difíceis, quando a única coisa que posso fazer é me lançar no chão e chorar, Ali eu estou sendo firme porque palavra diz no Sl 125, que OS que confiam no Senhor são como OS montes de Sião que não se abalam, mas permanecem para toooodooo o sempre! Aleluia!

Quando eu busco ouvir a voz de Deus lendo a palavra, quando eu O adoro, quando eu oro, mesmo que eu somente chore, eu vou estar praticando a minha confiança no Senhor. E Ele jamais me virará as costas porque a palavra Dele me garante, no Salmo 27:10, que mesmo que meu pai e minha mãe me desamparem completamente, Ele me acolherá! Aleluia!!!!

Hoje eu amanheci completamente tomada por esta convicção! Porque eu sei o que é se sentir como se ninguém ao meu redor compreendesse a tristeza revelada em meu semblante. A maioria das pessoas não estão acostumadas a lidar com as fraquezas do próximo. As pessoas não entendem você estar no altar fluindo na unção e no dia seguinte estar você mostrar alguma tristeza. Não estou dizendo que você deva se entregar à tristeza! Isso nunca! Apenas quero compartilhar o entendimento que tenho recebido do Espírito Santo de que esses momentos vem sobre todos nós e precisamos saber como agir. O segredo é um só: ter fé no Senhor! Aprendi que fé não é sentimento, é atitude.

Naqueles dias em que você mais sentir desejo de literalmente sumir, você pode até ir. Mas quando chegar lá na tua caverninha, você vai encontrar o Senhor te esperando. É o que diz o Sl 139! Em I Rs 19, lemos que o mesmo Elias que matou OS 450 profetas de baal sentiu medo de Jezabel e fugiu para o deserto. E o que Deus fez? Foi atrás dele, gente! Isso é tremendo! Deus foi atrás dele! E o Anjo do Senhor lhe preparou pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água e lhe mandou comer e beber duas vezes. O alimento físico, figura para nós o alimento espiritual. A comida fortalece e a água purifica. Precisamos comer e beber DA presença de Deus.

Precisamos gastar tempo com Deus a sós e decidir por Sua presença todos OS dias. Porque somente Ali, eu posso me revestir de alegria e esperança mesmo em um dia difícil. Jesus é a nossa esperança (Sl 71:5)! Quando estamos só nós e Deus, Ele mesmo nos alimenta com Seu pão nos fortalecendo. E semelhantemente nos dá de beber de Suas águas para que sejamos limpos. Quanto mais cheio de Deus, mais cheio de esperança! O texto diz que Elias foi fortalecido por aquela comida e conseguiu caminhar 40 dias e 40 noites até o Monte Horebe, a saber, o Monte de Deus. Isso me lembra um salmo: “Elevo OS meus olhos para OS montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” (Sl 121:1,2)

Mesmo quando estamos no vale, podemos elevar os olhos para os montes e contemplar o socorro do Senhor! Porque Ele fez o céu (o que não podemos ver e entender) e a terra (o que é tocável e visível diante dos nossos olhos naturais). Deus é onisciente. E de onde você está, na terra, Ele te chama a contemplar o céu! Olhe adiante! Maior é o que está em nós do que este que esta no mundo, usando nossas fraquezas para nos ferir e derrubar. Maior é Jesus! Só não podemos esquecer do verso inicial da mensagem: “depois de terdes feito tudo”. Triste ou não amados, temos de ir trabalhar. Temos de ir à escola, à faculdade. Temos de servir ao Senhor com nossos dons, talentos. Cumprir o chamado todo dia. O que tem que ser feito, tem que ser feito! Amém? A gente precisa mesmo crescer! (rs) “Quero trazer a memória, aquilo que me pode Dar esperança.” (Lm 3:21)

“Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos.” (Sl 143:5) Nos dias em que, até mesmo sem motivo aparente, você se sentir triste, contemple o Senhor. Quando você olha para Ele, Ele muito se alegra. E a alegria Dele é a nossa força. Fortalecidos Nele, podemos vencer este dia mau e no final, permanecer sim, inabaláveis. Deus te console profundamente, pelo Espírito Santo que em ti habita!

2 comentários: